Thursday, October 30, 2014

Algumas Terminologias Contábies

Olá Pessoal!!!

Tudo bem com vocês???

Hoje vamos continuar os nossos estudos procurando entender um pouco melhor o que são alguns termos aplicados a contabilidade e que com certeza você vai se deparar no futuro. Vamos lá!!!


Débito: esta relacionado as contas do ativo, estranho não pois estamos acostumados a pensar comumente que um débito é um valor a pagar por isso muito cuidado com este conceito contábil. Ex: bancos, caixa, estoques, maquinas
Na representação em T as contas a debito ficam do lado esquerdo 

Crédito: esta relacionado as contas do passivo, também é estranho se pensando que o Crédito é um valor que teremos a receber de alguém, no caso da contabilidade é o valor devido a outra instituição que são os nossos credores.Ex: Fornecedores, Empréstimos a pagar, Capital Social.
Na representação em T as contas a debito ficam do lado direito

Veja o Exemplo abaixo:




Plano de Contas: é um conjunto de Contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do Setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.

Atos Administrativos: são os acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio. Ex.: o fechamento de um contrato de venda.

Fatos Administrativos: são os acontecimentos que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Ex: Pagamento de Dividendos.

Fatos Permutativos: São aqueles que provocam permutação entre os elementos componentes do Ativo e/ou Passivo, sem modificar o valor do Patrimônio Liquido. São também denominados de Fatos Qualitativos. Pode ocorrer troca entre os elementos do Ativo, entre os elementos do Passivo e entre ambos ao mesmo tempo. Ex: Transferência entre a conta caixa e a conta banco.

Fatos Modificativos: são aqueles que acarretam alterações, para mais ou para menos, no Patrimônio Líquido. São também denominados de Fatos Quantitativos. Ex: Venda de Mercadorias

Fatos Mistos: envolve ao mesmo tempo, um fato Permutativo e um Fato Modificativo. Pode portando, acarretar alterações no Ativo e no Patrimônio Líquido, ou no Ativo, no Passivo, no Passivo e no Patrimônio Liquido ao mesmo tempo. Ex: Pagamento de Salários.

Estes são conceitos básicos para começarmos a realizar as contabilizações de contas, no próximo post eu vou colocar algumas questões para fixarmos melhor estes conceitos.

Até o próximo post.

Bibliografia consultada:

Ribeiro, Osni Moura: Contabilidade Básica Fácil - 24 ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2003


Monday, October 27, 2014

Noticia do Dia - MEC e CFC mais proximos

Ola Pessoal!!!

A noticia do dia e referente a Educacao...o MEC e o CFC estao firmando esforcos para abertura de novos cursos de Mestrado e Doutorado na area da Educacao confira a notica na integra do CFC

24 de outubro de 2014

CFC e MEC estreitam relações institucionais

Postado por: Comunicação CFC


Por Elton Pacheco
RP1 – Comunicação
O ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou, na tarde desta quinta-feira, 23, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, que MEC e CFC devem estreitar relações para estimular a criação de cursos de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis em todo o País. Atualmente, o Brasil conta apenas com 22 cursos de mestrado na área, sendo 19 acadêmicos e três profissionais, e somente 9 doutorados.
IMG_9831
 Ministro da Educação, José Henrique Paim
Segundo o ministro, o dialogo com a classe contábil é extremamente importante porque deve abrir um canal de comunicação entre a pasta e a entidade que representa os profissionais contábeis. “O desafio com o ensino pode ser compatibilizado com os interesses da classe contábil. A ideia é que nos aprofundemos nas conversas com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estimular, regionalmente, a criação desses cursos”, afirmou o ministro.
Ele também disse que a sua vinda ao CFC permite estreitar o dialogo com a classe para, por exemplo, auxiliar nos planejamentos previstos no Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado em junho deste ano pela presidente Dilma Rousseff. “Vocês (os profissionais da contabilidade) têm essa capilaridade. Se formos em qualquer município brasileiro veremos um contador, que acompanha as finanças do município. Podemos fazer uma grande parceria nos próximos dez anos, trazendo a contabilidade para a educação”, disse o ministro.
A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, disse que o Conselho está à disposição para criação de grupos de trabalho, em que os profissionais da contabilidade possam contribuir com as estratégias e ações do MEC. “Temos um projeto chamado Excelência na Contabilidade, que oferece apoio a toda instituição que criar cursos de mestrado ou doutorado em Ciências Contábeis. Queremos fazer um esforço coletivo para discutir e tentar ajudar neste processo”, ressaltou.
IMG_9659
O professor Ernani Ott, Maria Clara Cavalcante Bugarim (Abracicon)
e Maria Beatriz Luce (MEC)
Clara também entregou, nas mãos do ministro, um pedido para que o curso de Ciências Contábeis seja incluído no programa Ciências Sem Fronteiras, do governo federal, que envia estudantes para estudar em instituições no exterior. O compromisso foi assumido dias antes pelo presidente do CFC, José Martonio, com cerca de 800 profissionais e estudantes, durante o 5° Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campina Grande (PB).
As propostas foram discutidas durante mais uma edição do Quintas do Saber, projeto que tem como objetivo debater temas atuais, que tenham relevante impacto no desenvolvimento econômico do País.  Desde que foi criado, em fevereiro deste ano, o projeto já abordou assuntos importantes, incluindo as normas internacionais de contabilidade e o novo modelo tributário do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; os 50 anos da vigência da Lei Federal nº 4.320/64, conhecida como Lei Geral de Orçamentos Públicos; entre outros temas.
Além do ministro da Educação, do presidente do CFC e da presidente da Abracicon, participaram  o professor Ernani Ott, presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Anpcont); a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Luce; o secretário executivo do ministério Luiz Claudio Costa, o membro da Abracicon e ex-ministro da Previdência, Nelson Machado; o contador Antoninho Marmo Trevisan, além de vice-presidentes do CFC, conselheiros, suplentes e profissionais da contabilidade.​

Saturday, October 25, 2014

Noticia do Dia - CFC e Receita Federal vao realizar seminario.

Ola pessoal!!!

A noticia do dia eh em relacao as pessoas que querem participar de um seminario que vai ser realizado entre a Receita Federal e o  CFC
Confira abaixo.

CFC e Receita Federal vão realizar seminário

Postado por: Comunicação CFC


A Receita Federal do Brasil (RFB), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e demais entidades componentes do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), vai realizar seminário com o objetivo de apresentar e discutir as Instruções Normativas (IN) nº 1.492 e 1.493, de setembro de 2014, além de outras a serem emitidas em novembro próximo. As INs regulamentam a adoção da Lei nº 12.973/14.
As principais dúvidas dos profissionais de contabilidade sobre os atos normativos serão debatidas durante o seminário, conforme foi acordado entre o CFC  e a RFB.
O seminário acontecerá na primeira quinzena de dezembro, e as sugestões poderão ser encaminhadas para o e-mail técnica@cfc.org.br até o dia 17 de novembro próximo.
Seguem links das Instruções Normativas:
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=56316&visao=anotado
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=56355

Friday, October 24, 2014

Video da Semana - Contas como classifica-las!!!!

Ola pessoal!!!

O video desta semana vai te ajudar a entender um pouco mais sobre as contas e como classifica-las


Qualquer duvida deixem nos comentarios.

Ate mais!!!!

Thursday, October 23, 2014

O que são Contas???

Olá pessoal!!!!

Tudo bem com vocês???

Hoje o assunto aqui no Contabilizando é sobre o que são contas, como ela se dividem dentro da contabilidade.

Vamos começar????
Conforme o Professor Osni Ribeiro o conceito de Contas é:

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos e Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de Resultado (Despesas e Receitas)
 Ou seja Caixa é uma conta de Direitos, Fornecedores é uma conta das Obrigações, desta forma fica muito mais fácil classificar e dividir as informações durante a elaboração da contabilidade de uma empresa.

As contas elas podem ser classificadas em dois grupos

a) Contas Patrimoniais: que representam os bens, direitos e obrigações que já estudamos aqui no blog.
b) Contas de Resultado: que são as contas de receitas e despesas que fazem parte da Demostração do Resultado do Exercício (DRE), de uma forma mais simplificada eu vou explicar para vocês como é essa divisão, mais para frente vamos falar do DRE com mais detalhes.

Despesas: elas ocorrem a partir do consumo de Bens e da utilização de serviços elas são registradas na contabilidade por meio das contas de resultado. Segue uma lista do que pode ser considerada uma despesa dentro de uma empresa

Energia Elétrica                 Fretes                           Material de Limpeza
Salários                              Impostos                      Alimentação
Material de Expediente      Despesas Bancárias    Telefone

Receitas: elas ocorrem na venda de um bem ou na prestação de um serviço. Segue uma lista das mais comuns.

Venda de Mercadorias
Vendas de Serviços
Recebimento de Alugueis

Algumas informações e definições que são importantes!!!!

Impostos: as empresas não podem cobrar impostos, pois eles são de responsabilidade do Governo sendo ele Municipal, Estadual ou Federal, por este motivo você não vera em nenhuma empresa este valor como uma Receita.

Salarios: corresponde a o valor pago aos empregados pelos servico prestado a empresa eles tambem nao podem ser considerados como uma receita.

 Sempre preste muito cuidado ao classificar as contas, pois na lingua Portuguesa um adjetivo pode mudar totalmente a classificacao de uma conta veja o exemplo abaixo:

A conta Alugueis pode ser classificadas como Ativo e Passivo de que forma, alugueis a receber e uma conta do ativo, pois e um bem que eu tenho em poder de um terceiro entao eu tenho a receber um valor sendo tambem classificada como uma receita.\
Ja a conta de Alugueis a pagar e uma conta do passivo, pois e o contrario da anterior sendo que esta conta e classificada como uma despesa.
Esse exemplo vale para varias contas por isso muito cuidado.

Espero que voces tenham gostado deste post...duvidas por favor deixem nos comentarios.

Ate mais







Tuesday, October 21, 2014

Noticia do Dia - Obrigatoriedade do exame de Suficiencia para Tecnicos em Contabilidade

Ola pessoal!!!

A noticia do dia e sobre a obrigatoriedade do Exame de Suficiencia para os Tecnicos em Contabilidade voce pode ler esta materia no  Portal do CFC

COMUNICADO: Obrigatoriedade do Exame de Suficiência para Técnicos em Contabilidade

Postado por: Comunicação CFC


O Conselho Federal de Contabilidade comunica que a veiculação de informações, por meio de matérias divulgadas recentemente em veículos de comunicação, acerca da não obrigatoriedade de Exame de Suficiência para a categoria de Técnico em Contabilidade não corresponde à realidade do entendimento dos Tribunais.
Decisões de Tribunais Federais distintos têm reconhecido a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional, tanto para Contadores como para Técnicos em Contabilidade que concluíram sua formação posteriormente à entrada em vigor da Lei nº 12.249/2010.
A decisão do TRF da 3ª Região, que embasa a matéria veiculada, não discute, diretamente, a legalidade do Exame para os Técnicos em Contabilidade, mas tão somente a possibilidade de o estudante do curso de Técnico em Contabilidade realizar a prova do Exame de Suficiência antes da sua conclusão, assim como já acontece com os estudantes de Ciências Contábeis do último ano da graduação.
É importante esclarecer que decisões proferidas em processos judiciais nos quais os demais Conselhos Regionais não figuram como parte, não produzem efeitos diretos sobre os seus registrados.
Ressalta-se que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade mantém à disposição dos profissionais e da sociedade em geral diversos canais de comunicação através dos quais podem ser encaminhadas manifestações, analisando e respondendo a cada uma das demandas recebidas.
No mais, acrescentamos que os Conselhos de Contabilidade não se furtarão em defender, mesmo que judicialmente, os seus entendimentos, princípios e a legalidade que sempre nortearam os atos dessas instituições.
José Martonio Alves Coelho
Presidente

Saturday, October 18, 2014

Noticia do Dia - Aberta as Inscricoes o XI Seminario Internacional CPC


Ola pessoal!!!

A noticia de hoje e voltada para a educacao continuada dos profissionais da Contabilidade, entre e confira a materia no Portal do CFC

Abertas inscrições para o XI Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais

Postado por: Comunicação CFC


O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) realizará o “XI Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais”, no dia 24 de novembro de 2014 (segunda-feira), das 8 horas às 18 horas, no Renaissance Hotel (Alameda Santos, 2.233 – Jardim Paulista – São Paulo). A FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é a organizadora do evento.
Os temas mais relevantes do momento serão discutidos por especialistas nacionais e estrangeiros.
O seminário é válido, também, para programas de educação continuada da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais); Conselhos Regionais de Contabilidade e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Programação:
http://evento.facpc.org.br/programacao/XISeminarioCPC
As inscrições já estão abertas:
http://evento.facpc.org.br/inscricao/XISeminarioCPC
Mais Informações:
http://evento.facpc.org.br/home/XISeminarioCPC?_ga=1.79855124.209913156.1408939250
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis)
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili
Fones (11) 5081-6064 / (11) 9 9123-5962
rodney@digitalassessoria.com.br

Friday, October 17, 2014

Video da Semana - Patrimonio, Bens, Direitos e Obrigacoes

Ola Pessoal!!!

Ainda ta na duvida sobre o Patrimonio, o que realmente e um ben, um direito ou uma obrigacao.
O video abaixo vai te ajudar a entender mais um pouco sobre este assunto.


Dvidas e sugestoes por favor deixem nos comentarios.

Ate mais.

Thursday, October 16, 2014

Exercícios sobre Patrimonio



 

Olá pessoalTudo bem com vocês???

Hoje eu vim falar com vocês sobre o Patrimônio para dar uma fixada no conteúdo vamos

1) O que são Bens:
a) são os valores a receber de terceiros
b) são os valores que a empresa tem que pagar a terceiros
c) são as coisas capazes de satisfazer as necessidades da empresa

2) O que são Obrigações:

a) são os valores a receber de terceiros
b) são os valores que a empresa tem que pagar a terceiros
c) são as coisas capazes de satisfazer as necessidades da empresa

3) O que são Direitos:

a) são os valores a receber de terceiros
b) são os valores que a empresa tem que pagar a terceiros
c) são as coisas capazes de satisfazer as necessidades da empresa

4) Relacione os itens abaixo como direitos e obrigações:
1- Direito  2- Obrigações
(  ) Fornecedores
(  ) Bancos
(  ) Duplicatas a pagar
(  ) Duplicatas a receber
(  ) Clientes
(  ) Financiamentos a receber
(  ) Empréstimos a Pagar
(  ) Caixa

5) Marque a alternativa que possui somente Bens Moveis:

a) Computadores, software, mesa, cadeira
b) Dinheiro, Duplicatas a receber, terreno
c) Empréstimo a pagar, computadores armários

6) O que é Patrimônio:

a) é um conjunto de bens e direitos que a empresa deve zelar
b) é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma azienda
c) são as obrigações que a empresa deve arcar.

7) Classifique as contas abaixo como Ativo e Passivo, levando-se em conta se é um bem, um direito ou uma obrigação.
a- ativo
p- passivo

( ) carro  (  ) fornecedor  (  ) matéria prima  (  ) capital social  (  ) banco ( ) empréstimos a receber 
( ) Energia elétrica a pagar  (  ) aluguel a receber  (  ) maquinas e equipamentos  (  ) produto acabado em estoque ( ) terrenos (  ) impostos a pagar  (  ) Clientes  (  ) moveis e utensílios

Logo abaixo tem disponibilizado o gabarito para vocês conferirem as respostas.

Gabarito
1- c
2- b
3-a
4 - 2; 1;2; 1;2;1;1;1;2;1
5- a
6- b
7- a;p;a;p;a;a;p;a;a;a;a;p;a;a;

Qualquer dúvida ou sugestão por favor deixem nos comentários que eu vou adorar responder para vocês até mais.