Thursday, November 13, 2014

Escrituração contábil

Olá pessoal!!!

Agora que já temos uma boa noção do que são bens, direitos, obrigações, receitas e despesas que tal darmos uma olhada em como escritura-las na contabilidade.
A escrituração nada mais é que uma técnica contábil que consiste em registrar em livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações em seu patrimônio, vale lembrar que a muito tempo atrás isto era feito de forma manual, mas com a informatização das empresas estes livros agora são eletrônicos.

Os livros mais conhecidos e utilizados são:

a) Livro Diário: neste livro como o próprio nome diz são registrados todos os acontecimentos que provocaram modificações no patrimônio (Fatos Administrativos)ç

b) Livro Razão: é um livro de grande utilidade para a Contabilidade porque registra o movimento individualizado de todas as contas.

c) Livro Caixa: é um livro auxiliar em que são registrados todos os Fatos Administrativos que envolvam entradas e saídas de dinheiro.

Estes três livros nos ajudam a controlar melhor as operações da empresa bem como nos ajudam no fechamento do Balanço Patrimonial, do DRE e dos outros Relatórios obrigatórios.

Métodos de Escrituração

Métodos de Escrituração são as formas que registramos os Fatos Administrativos na contabilidade eles podem ser feitos de duas formas conforme abaixo:

Método das Partidas Simples: esse metodo considera o controle de um so elemento. Esse metodo e considerado incompleto e deficiente.


Método das Partidas Dobradas: esse metodo foi desenvolvido no seculo XV pelo frade Fransiscano Luca Pacioli em que o conceito e simples 

Nao ha devedor sem que haja credor e nao ha credor sem que haja devedor, sendo que a cada debito corresponde um credito de igual valor.
ou seja, voce sempre tem que pensar em dois lancamentos um a credito e um a debito no momento da escrituracao.

A escrituracao eh feita por meio de lancamentos, que se utilizam do conceito das partidas dobradas. No momento de se fazer a escrituracao devemos levar em conta:

a) Data da ocorrencia do fato e os documentos que comprovam a operacao.
b) Conta a ser debitada
c)  Conta a ser creditada
d) Historico
e) Valor

Vamos a um exemplo pratico para ficar mais claro:

A empresa Contabilizando S.A fez a compra de um armario atraves da nota fiscal 001 da empresa Ferro S.A no dia 01/11/20xx. O armario foi comprado no valor de R$ 200.00 sendo pago a vista.

Vamos responder as questoes acima:


a) Qual e a data da ocorrencia do fato e os documentos que comprovam a operacao?
A data da compra foi 01/11/20xx atraves da nf 001
b) Qual a  conta a ser debitada?
Vamos pensar o armario e um bem que a empresa adquiriu logo ele faz parte do imobilizado da empresa entao eu posso classifica-lo como moveis e utensilios.
 
c) Qual a conta a ser creditada?
Ele informa que o armario foi comprado a vista logo o valor deve ser creditado na conta caixa.
d) Qual e historico?
campra de um armario da empresa Ferro S.a atraves da nf 001 de 01/11/20xx.
 
e) Qual e o valor?

Conforme nos foi passado o valor da nota fiscal e do pagamento efeturado e de 200.00.

Agora vamos colocar de uma forma diferente para ficar mais clara a escrituracao e a utilizacao do metodo das partidas dobradas

Caixa: 200,00 a credito
Moveis e utensilios: 200,00 a debito

Desta forma podemos ver melhor que para cada debito sempre havera um credito.

Espero que voces tenham gostado, deixem seus comentarios e duvidas nos comentarios para que eu possa ajuda-los mais um pouquinho.

Ate mais!!!
 


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