Wednesday, June 4, 2014

A História da Contabilidade no Brasil

Olá pessoal!!!

Tudo bem com vocês? Hoje vamos desvendar a evolução da contabilidade no Brasil.

Segundo Sá (2011) a contabilidade no Brasil surgiu nos mais remotos tempos pois, segundo ele existem ilustrações pré históricas que foram localizadas em grutas em diferentes estados brasileiros que demonstram como era realizado o controle dos bens dos homens que viviam naquelas regiões.
O grande avanço da contabilidade no país se deu após ele ter se torrando colônia de Portugal em 1.500, devido a comercialização e a instalação das capitanias, o governo queria ter uma melhor regulamentação sobre o comercio realizado com a colonial e começou isto através de Cartas Régias.
Com a vinda da família real para o Brasil em 1808 proporcionou a abertura dos portos brasileiros as nações amigas e o comercio da colônia com outros países além de Portugal, devido a escassos de recursos e a grande demanda de dinheiro pelos nobres neste mesmo ano foi criado o Banco do Brasil.
Só em 1869 foi criado a profissão de Guarda Livros através do Decreto Imperial  nº 4.475. este fato foi importante, pois estava constituído o guarda-livros, como a primeira profissão liberal do Brasil. O guarda-livros, como era conhecido antigamente o profissional de Contabilidade, era um profissional ou empregado incumbido de fazer os seguintes trabalhos: elaborar contratos e distratos, controlar a entrada e saída de dinheiro, através de pagamentos recebimentos, criar correspondências e fazer toda a escrituração mercantil. Exigia-se que estes profissionais tivessem domínio das línguas portuguesa e francesa, além de uma aperfeiçoada caligrafia. No ano  1902 é fundada a escola de Comércio Álvares Penteado em São Paulo, que a adotou a linha europeia, ou seja, as escolas alemã e italiana.
            Em 1850 o então Imperador D.Pedro II estabeleceu o Código Comercial Brasileiro que tinha a intenção de regulamentar os procedimentos contábeis, impondo às empresas a fazer a escrituração dos livros, demostrando os fatos patrimoniais. Ele sofreu alterações através da lei 1.083 que estipulava a publicação e o envio ao governo, em determinados prazos os balanços e as demostrações contábeis, desta forma implantando o Imposto de Renda no ano de 1867.
            Com a evolução da economia brasileira e a vinda de várias indústrias estrangeiras e principalmente norte-americanas para o pais a partir das década de 50 vemos uma mudança da doutrina italiana até então predominante para a escola estadunidense, sendo que esta troca fica evidente através dos pontos abaixo:
  •          Na década de 70: o lançamento do livro "Contabilidade Introdutória" por parte de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo;
  •          o advento da Lei 6 404 de 1976;
  •          e a publicação da Circular 179 de 1972 do Banco Central.
Na década de 90 através do Dr. Prof. Antonio Lopes de Sá temos estabelecida a primeira corrente doutrinária criada no Brasil o Neopatrimonialismo que se baseia no Patrimonialismo de Masi e é baseada na Teoria Geral da Contabilidade.
            Com a globalização cada vez mais presente nos dias de hoje a contabilidade Brasileira passa a sofrer uma nova transformação, agora procurando se harmonizar com as técnicas contábeis aplicadas em outros países adotando a partir de 2007 através da lei 11.638 que vem alterar a 6.404.
       As principais mudanças estão na adoção de técnicas de demostrações contábeis publicadas pelo IRFS (International Finantial Reporting Standards) atualmente utilizados por países como: Alemanha, Canada, Estados Unidos, Portugal, França, Japão e Reino Unido entre outros.
           
 No Basil os orgões que fazem parte para regulamentação e auxilio à profissão são:
  •         Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tendo os Conselhos Regionais (CRC)como sua vertente de fiscalização e a regulamentação da profissão de contador.
  •          Comissão de Valores Imobiliários (CVM): que é uma autarquia federal que regulamenta e fiscaliza as companhias de capital aberto, estabelecendo os critérios sobre relatórios e pareceres de auditoria, procurando fortalecer o mercado de capitais.
  •          Comite de Pronuncimantos Tecnicos (CPC): é uma entidade autônoma criada pela Resolução CFC nº 1.055/05. Tem como objetivo estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira às normas internacionais de contabilidade.
Tendo entendido a evolução da contabilidade no Brasil e no mundo podemos perceber como ela é fundamental nas nossas vidas deste o principio a partir daqui vamos entrar no estudo da contabilidade através da ética que o contador deve desenvolver durante o exercício da sua profissão.
O video com o conteúdo do blog já está disponível, assista ele no canal do youtube.




Referências



SANTOS, J. L. e SCHMIDT, I. História da contabilidade. Atlas, 2008.


MARION, JOSÉ CARLOS. Contabilidade Empresarial. 10ª edição. São Paulo: Atlas, 2003.


MARTINS, ELISEU. Contabilidade de Custos. 9ª edição. São Paulo: Atlas, 2003


SÁ, Antônio Lopes de. História Geral da Doutrinas da Contabilidade, São Paulo, Atlas, 1997.


SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da Contabilidade, 4º edição, São Paulo, Atlas, 2006.


www.cfc.org.bracesso em 27/05/2014


www.cpc.org.bracesso em 27/05/2014

Espero os seus comentários sobre o conteúdo, até a próxima.

No comments:

Post a Comment