Tuesday, August 12, 2014

Vamos entender o que é Patrimônio?

Olá pessoal!!!

Tudo bem com vocês??

Hoje no contabilizando vamos procurar entender o que é o Patrimônio de uma azienda, bom não se esqueçam que azienda é uma palavra italiana para representar todos os tipos de empresa.
Neste primeiro momento vamos entender o conceito de Patrimônio:
Patrimônio segundo o Professor Osni Ribeiro: é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa avaliado em moeda, eu diria para vocês que não só de uma pessoa mas de uma empresa ou entidade também.
Neste momento vamos começar a entender do que é composto cada uma das partes que formam o Patrimônio que não podemos esquecer é o objeto de estudo da contabilidade.
O que são bens??
Bens são todos os objetos que uma azienda possui para satisfazer as suas necessidades bem como estão suscetíveis a uma avaliação econômica.
Um exemplo de bens que uma empresa pode possuir são: imóveis, carros, estoques, máquinas, patentes.
Estes bens podem ser classificados da seguinte maneira:


Bens Materiais
São aqueles que possuem corpo, matéria são visiveis

Bens Móveis
Que podem ser trocados de lugar um exemplo: carros, mesas, mercadorias

Bens Imateriais

Os que não podem ser removidos
Exemplo: edificios e terrenos

O que são Direitos?
Direitos são os valores que a empresa tem a receber de terceiros, ou seja, a empresa vende a seus clientes para receber em 30 dias, a contabilidade vai registrar este valor a receber como duplicata a receber.
Outros exemplos de contas que podem ser classificadas como Direitos: alugueis, promissórias etc.
O que é Obrigação?
A obrigação é tudo que a empresa deve a terceiros, ou seja, se ela compra matéria prima para pagar em 30 dias ela tem uma obrigação a pagar com seu fornecedor.
Outros exemplos de obrigações: duplicatas a pagar, alugueis a pagar, salrios a pagar, impostos a pagar etc.
Vamos lá a um quadro resumido dos conceitos que vimos até aqui.
Demoninação
Conceito
Patrimônio
Conjunto de bens, direitos e obrigações de uma azienda que pode ser avaliado monetariamente
Bens
São um conjunto de coisas que satisfazem as necessidades da azienda
Ex: maquinas, instalações, terrenos,
Direitos
São os valores que uma empresa tem de receber de terceiros
Ex: Duplicatas, alugueis,
Obrigações
São os valores que uma empresa deve a terceiros
Ex. Fornecedores, empréstimos,

Tendo em mãos estes conceitos devemos entender que eles quando avaliados e classificados de forma correta representam informações a todos os interessados e por isso elas precisam ser:
Qualitativos: as informações que são recebidas diariamente precisam ser classificadas corretamente como: bens, direitos e obrigações
Quantitativos: qual é o valor monetário destes bens, direitos e obrigações recebidos anteriormente.
Então já sabemos que todas as informações geradas pela Contabilidade para os interessados deve sempre primar por estes dois aspectos.
Vamos pensar agora em uma representação gráfica para o Patrimônio, procurando desta forma entender como podemos chegar a saldos das contas
Na contabilidade quando queremos fazer algumas movimentações acabamos usando razonetes conforme a figura abaixo:






Em cada um dos seus lados colocamos os bens + direitos e do outro lado as obrigações  conforme abaixo, além disto ele pode assumir do lado esquerdo os valores positivos e do lado direito os valores negativos

Valores Positivos
Valores negativos
Bens
Obrigações
Direitos


Valores positivos são os bens mais os direitos que podemos entende-los como sendo os componentes do ativo e a sua totalização o Ativode uma azienda
Valores negativos são os deveres ou valores que a empresa deve a terceiros, logo eles são denominados os componentes do passivo e a sua soma o Passivo de uma azienda.
Para podemos completar no nosso conceito sobre o passivo precisamos entender mais um componente que o compõe que é Patrimônio Líquido que é composto pelo Capital integralizado pelos sócios mais os lucros ou prejuízos apresentados pela empresa somadas as reservas.
Em um próximo post vamos nos aprofundar mais em cada grupo de contas que compõem o Ativo e o Passivo uma vez que elas são apresentadas através do Balanço Patrimonial das Empresas.Na representação abaixo vamos entender o conceito como a grosso modo ele pode ser classificado e dividido.
Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo
Bens
Obrigações
Direitos
Patrimônio Líquido

Espero ter ajudado a você entender um pouco mais sobre o Patrimônio, no próximo post vamos começar a classificar os ativos e a efetuar a sua escrituração de forma simples.
Dúvidas e sugestões deixem nos comentários para que possamos ir trocando experiências.
Até o próximo post!!!

No comments:

Post a Comment