Thursday, November 27, 2014

Como fazer um Razonete e como elaborar um Balancete de Verificação!!!


Olá pessoal!!!
Tudo bem com vocês???

Hoje eu vim falar um pouco sobre os Razonetes e o Balancete, como devemos usa-los e qual é o seu significado para podermos dar continuidade ao nosso estudo das contas.

Razonete: também conhecido como gráfico em T, nada mais é que uma versão gráfica do livro razão. Ele nos ajuda a entender melhor o processo contábil e nos ajuda a estruturar o pensamento contábil.
Do lado esquerdo temos o Débito e do Lado direito o Crédito.
Algumas orientações básicas:
a) Devemos utilizar um razonete para cada conta contábil, ou seja, devemos utilizar tantos Razonetes forem necessários
b) Procure seguir a sequência de escrituração por data do evento, isso facilita a criação dos razonetes e a abertura de novos se preciso.
c) Na sua folha de caderno você pode dividir os razontes em três grupos: Ativo, Passivo e Resultado , isso facilita na hora de fechar o balancete.
Balancete: é uma relação de contas extraídas dos razonetes ou do livro razão que apresenta pós saldos devedores ou credores. Os balancetes podem possuir o número de colunas que o usuário achar necessário, porém o mais usual é o balancete com duas colunas, sendo uma coluna para o saldo devedor e outra para o saldo credor.
A elaboração do balancete é super fácil, vamos a um exemplo pratico.
1)A empresa Canada S.A teve um investimento inicial no valor de $ 50.000,00 no dia 01/11/20xx.
2)No dia 05/11/20xx ela fez a compra a vista de um automóvel no valore de $ 30.000,00
3)No dia 05/11/20xx ocorreu um deposito no valor de $ 50.000 efetuado por um sócio para finalizar a integralização do capital social.
Vamos colocar estas informações em razonetes.

Observe que eu deixei os razonetes divididos em três grupos e que conforme a operação eu relacionava um credito com um debito para poder fazer a conciliação dos lançamentos depois.
Vamos ao balancete de verificação.

Vocês podem verificar que ele nada mais é que o resumo das contas apresentadas acima só que escrituradas de uma forma totalizada.
a) Para cada debito eu tenho que ter um credito
b) As contas do Ativo e Passivo tem que fechar sempre com o mesmo valor.

Espero ter ajudado vocês a entenderem como funcionam os razonetes e o balanço de verificação, na próxima semana eu trago alguns exercícios para não termos dúvidas.
Tá com dúvida deixa ela nos comentários para que eu possa te ajudar a entender melhor como funciona a contabilidade.

Até mais.




17 comments:

  1. me ajudou muito essa simples explicação
    no meu trabalho
    sempre que puder poste mais

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo retorno!!! Vamos voltar com mais conteúdo em breve!!!

      Delete
  2. Se uma empresa começa seu capital com cheque, como fica no razonete?

    ReplyDelete
  3. Se uma empresa começa seu capital com cheque, como fica no razonete?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tamara, você pode abrir um razonete para cheques a depoistar/sacar . A Partir que este cheque for depositado ou sacado no banco você contabiliza ele no banco ou caixa. Espero ter ajudado!!! Até mais!!!

      Delete
  4. muito bom estava com dificuldades,agora peguei o jeito.

    ReplyDelete
  5. se a empresa abre uma conta corrente no banco e deposita 2,000 reais como coloco isso em razonete? o que seria credor e devedor?

    ReplyDelete
  6. Olá Anômino.
    Vamos lá ficaria 2.000 a débito na conta banco e 2.000 a credito no Capital Social. Lembre-se todo o débito precisa de um crédito e todo crédito precisa de um débito. Espero ter ajudado até mais

    ReplyDelete
  7. boa tarde, como ficaria os razonestes dessas contas? Me ajude!

    Bancos conta Movimento - 40.000,00
    Caixa - 27.700,00
    Capital Social - 50.000,00
    Contas a Pagar - 500,00
    Despesas com Energia Elétrica - 500,00
    Despesas com Salários Administrativos - 10.000,00
    Duplicatas a Receber - 15.000,00
    Imposto sobre Serviços – ISS - 1.500,00
    Móveis e Utensílios - 10.000,00
    Salários a Pagar - 10.000,00

    ReplyDelete
  8. Ajudou muito mais eu ainda tenho dúvidas sobre onde é débito e onde é crédito.

    ReplyDelete
  9. Olá estou fazendo um curso de técnicas administrativas e estou na apostila contabilidade 😱 não estou conseguindo fazer os razonetes !! Podem me ajudar ??tem 46 para fazer 😬

    ReplyDelete
  10. Iniciamos uma empresa com o capital no valor de R$70.00,00 através de depósito bancário

    ReplyDelete
  11. Iniciamos uma empresa com o capital no valor de R$70.00,00 através de depósito bancário

    ReplyDelete
  12. 70.00,00 através de depósito bancário

    ReplyDelete
  13. Bom dia! Quero treinar contabilidade e escolhi comecar com a minha familia rs. Montei um plano de contas, agora quero fazer o DRE e depois o BP ( mas so trabalhar com os circulantes. Visto q n sou uma empresa e a entrada de din e por salario que trabalho, a origem desse salario se da ond? Ativo circulante (no BP) porem no DRE entra como receita ou monto um razonete "trabalho" p gerar uma origem? Obrigada

    ReplyDelete