Tuesday, July 15, 2014

Resolvendo o Exame de Suficiência - Tema: Princípios da Contabilidade

Olá pessoas!!!

Tudo bem com vocês, seguindo os nossos estudos vamos dar uma olhadinha nas questões do Exame de Suficiência que envolvem o tema Princípios da Contabilidade que estamos vendo nestas ultimas semanas.
Vamos começar pela primeira  prova de 2011.

Primeiro  Exame de Suficiência 2011.

Presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada. 

A afirmação acima tem por base o Princípio da: 

a) Continuidade. 
b) Oportunidade. 
c) Prudência. 
d) Relevância

Analise: Toda a descrição do execício, nos leva a crer que a empresa em questão não foi fundada por tempo determinado e suas operações são de forma continua e como nos lemos que o principio da continuidade  prevê isso a resposta só poderia ser ele neste exercício. 

A respeito dos Princípios de Contabilidade, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA

I. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. 
II. Os ativos avaliados pelo seu valor de liquidação baseiam-se no Princípio da Continuidade, pressupondo que a Entidade continuará em operação no futuro. 
III. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. 

Está(ao) CERTO(S) apenas o(s) item(ns): 


a) I e II. 
b) I e III. 
c) II. 
d) III.

Analise:  A opção I esta correta por que ela esta prevista no código de ética da contabilidade que já vimos em um post anterior 
http://contabilizandoagora.blogspot.com.br/2014/06/a-contabilidade-e-etica_9.html, ja a questão II o Principio da Continuidade esta correto, porém os ativos devem ser avaliados pelo valor original e não pelo valor de liquidação se a empresa pretende ficar aberta. A questão III esta correta esta correta, pois uma informação já ultrapassada pode perder a sua relevância para um momento atual de decisão por isso devemos observar o principio da oportunidade.


Segundo Exame de Suficiência 2011.

Em relação à aplicação do Princípio do Registro pelo Valor Original, assinale a 
opção CORRETA. 

 a) A aplicação do Princípio do Registro pelo Valor Original implica que os ativos e passivos sejam registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa, não sendo admitida outras bases de mensuração, tais como valor realizável, valor presente e valor justo. 
b) A atualização monetária representa nova avaliação, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda em um dado período, constituindo-se, portanto, em um descumprimento do Princípio do Registro pelo Valor Original. 
c) A atualização monetária representa o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período, não representando um descumprimento Princípio ao Registro pelo Valor Original. 
d) A redação atualizada da Resolução CFC n.º 750/93, que trata dos Princípios de Contabilidade, feita pela Resolução n.º 1.282/10, aboliu o Princípio do Registro pelo Valor Original por estar em desacordo com as novas normas contábeis brasileiras, convergentes às normas internacionais de contabilidade. 

Analise: nesta questão vamos nos lembrar que o valor original nada mais é que o valor pago no momento efetivo da transação por este motivo a questão a, b, pois o valor original prevê a atualização do valor corrente da mercadoria o que não seria uma re-avaliação do bem, já a letra D esta errada pois o principio que foi extraído foi o da própria atualização monetária que não passa mais a ser um principio isolado. Sendo assim o unica opção correta é a letra C da questão.

Em relação à aplicação do Princípio da Oportunidade, assinale a opção INCORRETA. 
 a) A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância. 
b) É necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, de forma a tentar equilibrar as duas qualidades. 
c) É necessário considerar que a confiabilidade tem prioridade em relação à tempestividade da informação produzida, sendo sempre preferível sacrificar a tempestividade em prol da confiabilidade. 
d) Este Princípio de Contabilidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Analise: Vamos relembrar em primeiro lugar o principio da oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
A unica alternativa que não se enquadra neste conceito é a letra C que fala que devemos considerar a confiabilidade antes da tempestividade.


Primeiro Exame de Suficiência 2012


Aproveitando o desconto fornecido para pagamento antecipado do imposto em cota única, uma sociedade empresária efetuou, em janeiro de 2012, o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA incidente sobre os veículos de sua propriedade e relativo ao ano de 2012. Os veículos são utilizados para entregas das mercadorias vendidas aos clientes. O registro do imposto pago foi efetuado a débito de conta de despesa a parcela relativa ao mês de janeiro, e a débito de conta de ativo o montante relativo aos demais meses. 


De acordo com a Resolução CFC n.º 750/93, o princípio que justifica o registro descrito de apenas uma parcela do valor pago em conta de despesa é o Princípio da: 
a) Competência. 
b) Objetividade. 
c) Prudência. 
d) Tempestividade.

Analise:  sempre temos que ter em mente que as empresas são organismos vivos que sofrem mutações todos os dias e principio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.e que ele  pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. 

A partir do segundo exame de suficiência de 2012, não encontrei nenhuma referencia sobre os Princípios Contábeis puramente aplicados, mas para ajudar um pouco mais nesta questão na semana que vem vou deixa exercícios resolvidos que vão ajudar a quem ficou com dúvidas.

Qualquer dúvida comentário ou sugestão deixem nos comentários que o mais breve possível eu vou responder.
Até mais





No comments:

Post a Comment